domingo, 29 de maio de 2011

Convento dos Frades reabre a 3 de Junho

É já na próxima sexta-feira, 3 de Junho, que o Convento dos Frades, reabrirá as suas portas, após diversas obras de beneficiação que lá decorreram e que recuperaram um valioso património arquitectónico do Concelho de Lagoa.
A inauguração das obras de requalificação do Convento dos Frades decorrerá a partir das 20h00, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e que se iniciará com a entoação dos hinos de Portugal e dos Açores pelas Filarmónicas Lira do Rosário, Estrela D’Alva e Orfeão de Nossa Senhora do Rosário, e com a participação do Agrupamento de Escuteiros nº 1290 de Santa Cruz.
Após este momento, seguir-se-á uma visita à Ala do Convento dos Frades destinada à instalação da Biblioteca Municipal, durante a qual se assistirá à reconstituição de cenários da vivência dos Franciscanos e que será interpretada pelo Grupo de Teatro “A Faísca”, da Escola Secundária de Lagoa.
A abertura à comunidade do Convento dos Frades é há muito aguardada pelos lagoenses, pelo que a autarquia lagoense preparou um programa cultural diversificado com bandas e grupos locais que irão animar este espaço a partir das 21h00. Assim sendo, destaque para as actuações das Filarmónicas Estrela D’Alva e Lira do Rosário no Claustro deste Convento, enquanto que no adro do mesmo haverá lugar às actuações do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, Grupo Som do Vento, GRUJOLA, Grupo Novos Criativos e Grupo Nova Geração.
Recorde-se que o Convento dos Frades foi doado ao Município pelo Governo dos Açores a 9 de Junho de 2010, sendo este um imóvel icónico que autarquia tem procurado recuperar e devolver ao Concelho e à comunidade. Para tal a Câmara Municipal de Lagoa empreendeu diversas obras de recuperação e conservação, por administração directa realizada por operários da autarquia, e que contemplaram, essencialmente, a recuperação de portas, janelas, recuperação do piso do rés-do-chão, claustro, para além de uma remodelação das instalações sanitárias e das instalações eléctricas, bem como a pavimentação do adro do Convento dos Frades.
De realçar ainda que será no rés-do-chão deste imóvel que serão instalados os diversos serviços da Biblioteca Municipal de Lagoa, a ser inaugurada no próximo mês de Setembro, e que pretende dar mais dignidade e condições de excelência a este serviço municipal, bem como para todos quantos o frequentarem, oferecendo, para isso, algumas salas destinadas a albergar serviços deste novo equipamento, sendo que o acervo principal desta biblioteca ficará localizado na maior sala, com uma área de 83,90m².
Com a sua instalação no Convento dos Frades, a Biblioteca Municipal de Lagoa, quadruplicará a sua área actual, ocupando uma área de 400 m², a que se juntará ainda o claustro do Convento dos Frades e que oferecerá um espaço singular para a leitura ao ar livre, devidamente servido por uma rede wi-fi, mostrando-se como uma mais-valia para a dinâmica deste serviço municipal e conferindo ao Convento dos Frades uma nova posição de destaque na cultura e no turismo da Vila da Lagoa.
A Câmara Municipal de Lagoa pretende ainda preservar a memória do Convento dos Frades, com a transformação da sua cave na “Casa das Memórias dos Franciscanos”, um espaço destinado a resgatar as memórias do convento, reconstituindo a vivência dos franciscanos e o seu dia-a-dia, harmonizando-se com as demais funcionalidades que o Convento dos Frades irá ter, assumindo uma nova centralidade na freguesia de Santa Cruz e no Concelho de Lagoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário