segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crianças animaram Praça do Rosário com jogos tradicionais

No âmbito da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, as crianças que frequentam o CATL Lagoa e o CATL CEFAL, ambos geridos pela EML estiveram na Praça de Nossa Senhora do Rosário numa actividade que se inseriu no projecto “De pequenino é que se come o pepino” que tem vindo a ser desenvolvido no Concelho de Lagoa.
Tratou-se de uma actividade que pretendeu recordar brincadeiras de outrora, através de jogos tradicionais que, para além de animarem aquele espaço, tiveram como objectivo promover hábitos e estilos de vida saudáveis, nomeadamente através do exercício físico e da alimentação saudável, cujo tema esteve presente nestes jogos. Os jogos tradicionais são um valioso recurso educativo, pois permitem incutir regras, desenvolver destrezas motoras, e trabalhar competências pessoais e sociais de uma forma lúdica.
Realce-se que o projecto “De pequenino é que se come o pepino” tem desenvolvido diversas acções junto das crianças do CATL Lagoa, e seus encarregados de educação, incidindo, sobretudo, na alimentação saudável; higiene pessoal; e prática de desporto.
Desde a sua implementação, este projecto já foi responsável pela organização da palestra “Hábitos de Vida saudável”, direccionada às crianças do CATL Lagoa e ministrada pelos alunos do 3º ano do curso de enfermagem da Universidade dos Açores, tendo ainda havido lugar à Sessão de sensibilização "Alimentação Saudável", destinada aos encarregados de educação. Para além disso, estas crianças visitaram ainda a Piscina Coberta AQUAFIT onde tiveram uma aula de exercício físico, realizando, ainda no âmbito deste projecto o atelier de culinária “Come a Sopa”, ocasião onde aprenderam os benefícios da sopa enquanto fonte de vitaminas e importante contributo para uma alimentação saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário