Os Colóquios da Lusofonia anunciaram que se realiza de 11 a 15 de abril em Macau, no anfiteatro do Instituto Politécnico, o 15.º Colóquio da Lusofonia. É a segunda vez que os colóquios deixam a Europa depois de em 2010 terem ido ao Brasil. Tal só é possível devido ao alto patrocínio que o IPM deu ao evento que apoiado – desde 2008 – pela Câmara Municipal da Lagoa, São Miguel (Açores).
Quatro dezenas de oradores de todo o mundo vão debater vários temas e autores na Homenagem contra o Esquecimento com homenagem ao recentemente falecido escritor Henrique de Senna Fernandes, entre outros, à presença açoriana em Macau, à língua portuguesa na Ásia e em Macau, ao estado da lusofonia e a temas de tradução.
Estarão presentes representantes das 3 Academias de Língua Portuguesa, professores doutores Malaca Casteleiro, Evanildo Bechara e Concha Rousia além de oradores de 11 países e regiões Portugal e Açores, Brasil, Moçambique, Alemanha, Austrália, da Galiza e de Espanha, Bélgica, Bulgária e Macau.
Será feita uma incursão revivalista ao Papiaçam di Macau, haverá sessões de poesia, música do cancioneiro açoriano pela pianista diretora do conservatório regional de ponta Delgada, Ana Paula Andrade. Proceder-se-á ao lançamento de livros estando três autores lusófonos presentes numa sessão informal com o público leitor, dentre os quais o convidado deste ano Vasco Pereira da Costa.
XV Colóquio MACAU 2011: http://www.lusofonias.net/encontros%202011Macau/index.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário