sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sanjoaninas 2011na BTL

As Sanjoaninas 2011, na pessoa do presidente da comissão de festas, André Avelar, marcaram presença na apresentação pública das festividades dos concelhos do Grupo Central das ilhas dos Açores, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que está a decorrer até amanhã na FIL no Parque das Nações, capital portuguesa.
Na ocasião, o responsável dirigiu a palavra aos jornalistas de vários órgãos de comunicação social regionais e nacionais mediante a visualização de um vídeo com imagens da festa e da ilha Terceira.
Para além dos profissionais de comunicação e de turismo, bem como representantes de entidades governamentais, o Embaixador do Turismo dos Açores, Pedro Pauleta, esteve também presente na mostra.
Contextualizando as festas no panorama regional, o evento de dez dias, considerado o maior do arquipélago dos Açores no género popular, decorre anualmente no mês de Junho, na ilha Terceira, sendo este ano de 17 a 26 de Junho.
Os pontos altos da semana festiva passam pelo cortejo de abertura e pelo desfile infantil com carros alegóricos alusivos a temas que variam de ano para ano.
Outra das ocasiões mais aguardadas da festa é a noite de São João vivida nas principais artérias do centro da cidade de Angra do Heroísmo onde desfilam as marchas populares.
A tradição inclui a vertente tauromáquica na realização de touradas à corda, nas ruas, e corrida de toiros na Monumental Praça da ilha Terceira. A Feira de São João, aliás, é considerada uma das maiores a nível nacional sendo que nos cartéis figuram nomes de relevo no panorama nacional e internacional.
Assim, o programa festivo integra cortejos, desfiles, marchas populares, exposições, actividades desportivas, etnografia, gastronomia, tauromaquia e espectáculos.
À semelhança do ano passado, o acesso ao recinto dos espectáculos, localizado no Cerrado do Bailão, onde estará instalado o palco principal da festa, será pago e identificado pelo já conhecido sistema de venda de pulseiras individuais.
CMAH

Sem comentários:

Enviar um comentário