sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Acácio de Paiva

Acácio Sampaio de Telles e Paiva nasceu em Leiria, no Largo da Sé, n.º 7, a 14 de Abril de 1863. Era filho de José de Paiva Cardoso (natural de Alva) e de Leopoldina Amélia Carolina Telles (natural de Lisboa).
Iniciou os seus estudos secundários no Liceu de Leiria e concluiu-os em Coimbra. Licenciou-se em Farmácia na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, em 1887.
Já em Lisboa, depois de Porto e Coimbra, fez os preparatórios de Medicina tendo que abandonar porque, em 1888, ingressou no quadro do funcionalismo da Alfândega, como 3.º Aspirante, sendo, em 1892, Chefe de Despacho na Vieira. Já em 1902 foi promovido a 2.º Aspirante e veio a ocupar o lugar de Chefe de Serviços, em 1917.
Reconhecido como grande poeta, prosador, crítico e jornalista, colaborou com diversos jornais e revistas.
Começou por escrever para o jornal “Actividades”, do Porto, passando, mais tarde, a colaborar em diversas publicações com destaque para “Almanaque de Lembranças Luso Brasileiro”, “O Século” (neste jornal chegou a dirigir o Suplemento Humorístico), “O Mundo”, “Diário de Notícias”, “O Mensageiro”, “Ilustração Portuguesa”, entre muitas outras.
Em todas estas publicações Acácio Sampaio de Telles e Paiva publicou centenas de poesias, muitas delas com o pseudónimo de “Belmiro”.
Segundo alguns autores, a obra literária de Acácio de Paiva está ao nível de João de Deus e Rodrigues Lobo, como mencionou Agostinho Gomes Tinoco, a páginas 460, do seu “Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria”, editado em 1979:
“Foi um improvisador e repentista notável e «o maior dos ironistas do seu tempo». A série de crónicas em versos publicada no Diário de Notícias, e depois em O Século, à qual dera o título de «Fita da Semana», é, no dizer da crítica, a sua melhor obra”.
Como homem ligado ao mundo da Literatura, com enorme realce para a sua intensa actividade poética, já referida, Acácio de Paiva produziu diversas peças de Teatro, algumas delas feitas em colaboração com outros grandes nomes da sua época, na sua maioria de índole alegre e ligeira, tendo traduzido várias obras do mesmo género, do francês, italiano e espanhol.
Justificando o seu amor pelo Teatro está o facto de ter sido sócio fundador da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses.
Do seu punho foram inúmeros os poemas, os versos, as críticas, e os texto em prosa e de Teatro que deu ao mundo e muitos outros que ficaram inéditos.
Em 1988, a Câmara Municipal de Leiria, com a coordenação de Manuel Matias Crespo, publicou um justa homenagem a este ilustre Leiriense, através do livro “Versos de Acácio de Paiva – Insigne Poeta Leiriense”.
Acácio Sampaio de Telles e Paiva faleceu com 81 anos de idade, na sua Casa das Conchas, no Olival, concelho de Ourém, a 29 de Novembro de 1944.
Adélio Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário