segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Concurso premeia presépios na Lagoa

Já se conhecem os vencedores do Concurso de Presépios, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa pela 20ª Edição e que decorreu no passado mês de Dezembro.
No total, concorreram 40 presépios, distribuídos por quatro diferentes categorias, numa iniciativa que pretendeu afirmar a forte tradição dos presépios na Lagoa, valorizando, deste modo, o trabalho feito por artesãos lagoenses, particulares, alunos das escolas do Concelho, crianças que frequentam a catequese e os Ateliers de Tempos Livres da Lagoa, bem como por utentes e funcionários de algumas instituições sociais e culturais da Lagoa.
Assim sendo, na 1.ª Categoria, que engloba presépios elaborados por Jardins-de-infância, ATL’s e Classes de Catequese, classificaram-se na vertente de presépio tradicional a Escola EB/JI dos Remédios em 1º lugar, ficando a Escola EB/JI Prof. Octávio Gomes Filipe e o Lar Feminino do Centro Social de N. Sra. do Rosário em 2.º e 3.º, respectivamente. No que se refere ao presépio original desta categoria, a Escola Padre João José do Amaral foi a grande vencedora, com o Grupo dos Escuteiros nº96 do Rosário a classificar-se em segundo lugar, e em terceiro a Ludoteca Jovem + do Centro Social e Cultural do Cabouco.
Relativamente à 2.ª Categoria - Presépio Tradicional, o vencedor foi Emanuel Oliveira Maré, enquanto José Duarte Costa Morais ficou na segunda posição, e no 3º Lugar Luis Arruda.
Já no que diz respeito à 3ª Categoria - Presépio Original, Isabel Calisto foi a grande vencedora, enquanto que o Centro de Convívio do Centro Social e Cultural do Cabouco e Andreia Almeida ficaram na 2.ª e 3.ª posição, respectivamente.
Na 4.ª Categoria, respeitante ao Presépio Movimentado o primeiro prémio foi para Norberto Gaspar.
Realça-se que, o 20.º Concurso de Presépios contou com a participação de diversas escolas e entidades como a Escola EB/JI dos Remédios, o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa, o ATL da Santa Casa da Misericórdia de Santo António, o Lar Feminino do Centro Social de Nossa Senhora do Rosário, a Escola EB/JI Marquês de Jácome Correia, o Centro Sócio-Cultural de São Pedro, a Escola EB/JI Prof. Octávio Gomes Filipe, a Escola EB/JI Tavares Canário, a Escola Secundária de Lagoa, o ATL do CEFAL, o CATL – Lagoa, a Escola Padre João José do Amaral, o grupo de Escuteiros nº 98 – Rosário, o Centro Social e Cultural do Cabouco, o Centro Social e Cultural da Atalhada, a Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, o CDIJ Trevo da Casa do Povo de Água de Pau, o Grupo de Reflexão de Jovens e o Grupo de Catequese da Ribeira Chã e a Escola EB/JI Prof. João Ferreira da Silva, em Água de Pau.
Este concurso de presépios contou ainda com a participação de diversos particulares, que não quiseram deixar de partilhar com a comunidade o seu gosto por esta tradição, como Luís Arruda, Norberto Gaspar, Érico Almeida, Andrea Almeida, Emanuel Maré, José Duarte da Costa Morais, Gervásio Pacheco, Isabel Calisto, Jorge Manuel Andrade e Mário Pereira.
CM Lagoa

Sem comentários:

Enviar um comentário