sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

José Pedro Pinheiro Correia

José Pedro Pinheiro Correia nasceu em Leiria a 9 de Junho de 1892. Era filho de Fernando Francisco Correia (telegrafista, natural de Lisboa) e de Etelvina das Dores Pinheiro Correia (natural de Leiria). Neto paterno de Francisco António Domingues e de Maria José. Neto materno de Teotónio Pinheiro e Maria Rita.
Pinheiro Correia fez os seus estudos secundários no Liceu de Leiria e os superiores em Coimbra e Lisboa. Assentou praça, como voluntário, com 19 anos, no Regimento de Infantaria 7, em Leiria. Em 1915 ingressou na Escola de Guerra (actual Academia Militar), onde tirou o curso da Arma de Infantaria. Foi promovido a Alferes no ano seguinte. Nesse ano, concorreu ao primeiro curso que se realizou na Escola de Aeronáutica Militar onde era director de instrução de pilotagem o Comandante Sacadura Cabral.
Sem concluir o curso de pilotagem, Pinheiro Correia foi para Moçambique, em 1917. Dois anos depois regressa à metrópole onde vem a ser promovido Tenente, em 1920, sendo colocado no Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, como director da Secção Fotográfica. Nesse mesmo ano obtém o curso de observador aéreo.
É promovido a Capitão a 25 de Agosto de 1922 e a 3 de Novembro, desse mesmo ano, vai para a Escola Militar de Aeronáutica, onde tirou o Curso de Piloto Aviador recebendo o respectivo diploma a 5 de Fevereiro de 1925. Começa assim, a sua grande carreira aérea, sendo o responsável pela primeira ligação da metrópole às províncias do ultramar. Fez imensas viagens com forte destaque para as ligações aéreas com o continente Africano.
O Coronel Pinheiro Correia, em 1926, foi nomeado comandante da Companhia de Aerostação, em Alverca. Mais tarde foi para o Grupo Independente de Aviação de Bombardeamento, em Alverca, após ter sido promovido a Major, em 1930.
Em Junho de 1934 foi transferido para o Grupo de Aviação de Informação n.º 1 da Amadora, o qual comandou até 1938. Nesse mesmo ano, obteve a patente de Tenente-Coronel e passou a comandar a Base da Ota onde permaneceu até 1943, ano em que foi promovido a Coronel e colocado no Comando Geral da Aeronáutica Militar. Seguiu-se a nomeação para Comandante da Aeronáutica no Comando Militar dos Açores, na ilha de São Miguel, onde esteve até 1946.
Após a sua passagem pelos Açores, desempenhou várias funções, sempre na mesma área, com passagem pela TAP onde foi delegado em Paris.
O Coronel Pinheiro Correia era uma figura muito activa. Promoveu várias provas de aviação nacionais e internacionais e diversas actividades relacionadas com a aviação, onde se destacam o “Meeting” Internacional da Amadora e a Exposição Internacional de Aeronáutica. Organizou um cruzeiro a Espanha, um outro ao Norte de África e participou noutro ao Ultramar Português.
Fez parte de diversos Congressos onde apresentou teses, dirigiu o jornal “Do Ar” e foi presidente da direcção do “Aero Clube de Portugal”. Entre diversos trabalhos, escreveu “Aerostação Militar”, “Política Aérea” e “O que é e para que serve um avião”.
Das numerosas condecorações que recebeu, destacam-se a Comenda da Legião de Honra, a Ordem de Torre e Espada, a Cruz Vermelha da Alemanha, a Ordem Real do Salvador da Grécia, a Ordem de Cristo, a Ordem do Infante Dom Henrique e a Ordem do Império.
Muito fica por escrever sobre este nobre e ilustre leiriense. Contudo, existe um trabalho extraordinário sobre o Coronel José Pedro Pinheiro Correia no seguinte endereço da Internet: http://www.coronelpinheirocorrea.tosterego.com
O Coronel Pinheiro Correia faleceu a 2 de Julho de 1973.
Adélio Amaro

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu artigo e está bastante completo mas devo-lhe fazer uma correção, sou o afilhado de batismo do Coronel Pinheiro Correa e não Correia, e se precisar arranjo-lhe provas, Bem Haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começou por ser Correa, mas terá passado a Correia por causa das alterações ortográficas.

      Eliminar