segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Junta de Freguesia Leiria assina protocolo com ACILIS

A Associação Comercial Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós (ACILIS), representada pelo seu presidente Paulo Sousa, assinou nas instalações da Junta de Freguesia de Leiria um protocolo de colaboração com esta instituição, representada pela presidente Laura Esperança, que visa o acordo de gestão de tarefas para executar um projecto “Ler em Cidadania”.
Esta iniciativa tem como objectivo proporcionar aos leirienses o acesso a livros de autores portugueses, colocados previamente em locais públicos devidamente escolhidos e poderão ser levados para casa para serem lidos.
O objectivo, segundo Laura Esperança “é criar nos cidadãos hábitos de leitura e respeito pelo que podem usar e é de todos. Terão de cumprir as regras que lhes são sugeridas no uso dos materiais à disposição, e ao mesmo tempo, contribuir dando o seu comentário ao conteúdo materiais por si usado”, refere.
A Junta de Freguesia gere o projecto, disponibilizando os recursos humanos necessários, neste caso os 26 voluntários que dispõe, e escolherá os locais públicos onde os livros devem ser colocados para leitura. Elaborará ainda um folheto que deve acompanhar os livros com a indicação de que os mesmos devem ser devolvidos ao mesmo local com um comentário de uma única frase sobre ao que pensou dessa obra.
Já a ACILIS terá a responsabilidade de contactar as livrarias suas associadas a fim de disponibilizarem os livros necessários ao desenvolvimento do projecto, a fim de repor os stock de livros caso os mesmo não sejam devolvidos ao local de origem.
Paulo Sousa congratula-se com a iniciativa “por ser num ano de poucos recursos. Mas a boa vontade dos voluntários e dos livreiros é de enaltecer”.
Em breve serão divulgados os locais onde os livros serão colocados e o protocolo e parceria entra imediatamente em vigor, sendo válido por um ano e automaticamente renovável por iguais períodos e tempo até ao final do mandato do Executivo da Junta.

Sem comentários:

Enviar um comentário