segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fernando de Lara Reis

Fernando de Lara Reis nasceu em Leiria a 28 de Dezembro de 1892. Era filho de Francisco António dos Reis (natural de Viseu) e de Maria del Carmen Rosália Clara Eusébia de Lara Reis (natural de Cádis, Espanha). Neto paterno de Agostinho António dos Reis e de Rita Albertina dos Prazeres Reis e neto materno de Manuel Sanchez de Lara e de Maria Manuela Santos Mena.
Lara Reis frequentou o Liceu de Leiria e completou os seus estudos no Colégio Militar e Escola de Guerra, ingressando em Infantaria, vindo a reformou-se muito cedo como Capitão por ter sofrido uma acidente de aviação na sua última prova como aviador militar, em França, durante a 1.ª Grande Guerra.
Seguindo a carreira do magistério foi nomeado professor efectivo do Liceu de Macau, função que exerceu até à sua morte. No antigo território português, Lara Reis fundou o Rotary Club de Macau e foi presidente da Agência de Macau dos Combatentes da Grande Guerra de 1914-1918. Ali criou um Ossário como monumento para os combatentes da referida guerra.
O Capitão Fernando de Lara Reis legou a sua casa “Sol Poente” à Santa Casa da Misericórdia para nela ser instalada uma clínica. Mais tarde, o Rotary Club de Macau mandou colocar uma placa em português e chinês com o seguinte: “Pavilhão Lara Reis – clínica anticancerosa (Lara Reis – Lara Reis Cancer Clinic)”.
Também legou à Biblioteca de Leiria a sua biblioteca particular assim como imensa documentação e a sua colecção de moedas de ouro, prata e cobre ao Museu Municipal…
Fernando de Lara Reis foi um grande apaixonado por viagens. Durante a sua vida escreveu as suas impressões que foi colhendo viagem após viagem, com destaque para o Extremo Oriente, tendo conhecido todos os Continentes. O fruto dos seus apontamentos resultou em 26 volumes manuscritos que intitulou de “Diário de Viagens”. Deixou ainda dois volumes manuscritos com o título “A minha vida” sobre a sua experiência profissional e sobre a vida social de Macau da primeira metade do século XX.
Este ilustre leiriense foi grande colaborador da imprensa, com imensos artigos publicados em jornais e revistas.
Sobre a vida de Fernando Lara Reis o jornalista e escritor Orlando Cardoso escreveu “Macau e o Oriente na Vida de Lara Reis” e também Acácio de Sousa, director do Arquivo Distrital de Leiria, tem-lhe dedicado alguns dos seus estudos.
O Capitão Fernando de Lara Reis faleceu em Macau no dia 14 de Janeiro de 1950, com 57 anos.
Adélio Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário