quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

D. Pedro Vieira da Silva

D. Pedro Vieira da Silva nasceu em Leiria a 15 de Setembro de 1598. Filho de Gaspar Rebelo da Guerra Dias Preto (juiz dos Órfãos) e de D. Clemência Vieira da Silva, terá feito os seus primeiros estudos na cidade do Lis. Depois, cursou no Colégio de S. Paulo e posteriormente tirou o doutoramento em Direito na Universidade de Coimbra onde leccionou como professor substituto.
Foi Magistrado e Desembargador no Porto, cidade onde veio a casar com Leonor de Noronha de quem teve sete filhos, dos quais se ordenaram quatro. Desempenhou, também, as funções de Juiz dos Feitos da Coroa e foi membro do Conselho da Fazenda.
Por questões não bem específicas, foi enviado para Castelo Branco, segundo se julga, por ter incorrido no desagrado das Cortes, como refere Agostinho Gomes Tinoco, a páginas 614, na primeira edição do “Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria”.
Depois de Castelo Branco passou para Madrid onde advogou. Mais tarde, por determinação de Filipe III, foi para o Algarve com a missão de tentar impedir uma revolta contra o domínio castelhano.
Com a independência de Portugal, 1640, foi nomeado Secretário de Estado. Em 1660 foi afastado do cargo, pensa-se que por questões políticas, sendo deportado para Évora e mais tarde para Ourém.
Após enviuvar e refeita a paz no país assim como as relações com a Santa Sé, D. Pedro Vieira da Silva, foi ordenado presbítero e apresentado para a Mitra leiriense a 28 de Setembro de 1668 e confirmado pelo Papa a 11 de Maio de 1670, tomando posse a 22 de Abril de 1671, já com 73 anos de idade.
D. Pedro Vieira da Silva foi responsável pela construção do Convento dos Capuchos, ainda como Secretário de Estado, e fundador do Seminário Diocesano, já nas funções de Bispo da Diocese de Leiria. Em 19 de Outubro de 1673 autorizou os Agostinhos descalços a fundarem um convento na ermida do Bom Jesus na vila de Porto de Mós que lhes tinha sido doada pela Misericórdia daquela vila.
Deixou imensos manuscritos, alguns deles verdadeiros testemunhos da vida conturbada que se vivia em Portugal em pleno século XVII.
D. Pedro Vieira da Silva faleceu, na cidade de Leiria, a 12 de Setembro de 1676 e foi sepultado no convento de Santo António dos Capuchos. Em 1864 os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério da Sé de Leiria e já em pleno século XX, 1907, os seus restos mortais foram colocados no interior da Sé.
Adélio Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário