quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Museu Etnográfico do Freixial

O Museu Etnográfico do Freixial é um espaço que oferece aos visitantes o contacto com o mundo ligado à agricultura e às actividades tradicionais, através da reconstituição de uma habitação rural, do final do século XIX.
Apresentando uma exposição temática, resultante do vasto espólio recolhido pelo Rancho Folclórico do Freixial ao longo da sua existência, o Museu revive o dia-a-dia das gentes que sobreviveram numa economia de subsistência, em tempos difíceis, onde o ofício do carpinteiro era tão importante como o do ferreiro, do serrador, do pedreiro ou da tecedeira. A casa assume-se, assim, como um museu vivo, onde se desvendam os mistérios da história de um povo e se perpetua a sua memória e identidade cultural.
Esta instituição museológica foi idealizada para servir a comunidade, num importante papel sócio-pedagógico, que se traduz na promoção e realização de exposições temporárias; de quadros rurais dinâmicos recriando episódios do passado local; de ateliers de artesanato regional e de pintura; de visitas orientadas com fichas pedagógicas e outros programas educativos.
Através destas actividades, o Museu pretende reviver e transmitir uma herança cultural que é património de todos.

História
O Museu Etnográfico do Freixial nasceu de um longo percurso de recolha de objectos etnográficos por parte do Rancho Folclórico do Freixial e contou com a motivação e dedicação da população, não só na sua edificação, mas também na constituição do acervo, por meio de doações.
Parte do espólio actual encontrava-se disperso por locais pouco adequados à sua conservação. A ideia de restaurar e expor esse material etnográfico, levou à realização, em 1996, de uma exposição, numa casa antiga, cedida temporariamente. Os visitantes podiam apreciar a colecção inserida no seu meio natural.
Em 2000 e tendo em conta o sucesso desta iniciativa, optou-se pela construção de um edifício de traçado tipicamente regional e utilizando materiais característicos do século XIX.
No dia 30 de Junho de 2002, o Museu Etnográfico abriu as suas portas ao público.
Com o trabalho e a dedicação de alguns, com o apoio e a generosidade de muitos, o Museu é, hoje, um símbolo desta terra e um testemunho da sua história identitária. A afluência de visitantes justificou, desde logo, todo o empenho colocado na recolha e organização desta exposição permanente.
Destacamos as visitas dos alunos de escolas dos vários graus de ensino, dos utentes de lares de terceira idade, de grupos ligados à etnografia, ao folclore e à museologia e ainda de famílias que incluem este local no seu roteiro turístico de fim-de-semana. Esta instituição museológica é ainda solicitada, com frequência, por investigadores que pretendem realizar trabalhos académicos nesta área.
Foram assinados protocolos e parcerias com alguns organismos públicos e a Direcção está disponível para toda e qualquer iniciativa que promova o Museu Etnográfico do Freixial e o coloque, cada vez mais, ao serviço da comunidade que representa.

Colecção
O Museu Etnográfico do Freixial detém uma vasta colecção de objectos etnográficos abarcando diversos domínios como: alfaias agrícolas, ofícios tradicionais e todos os elementos que constituem uma habitação rural do final do século XIX.
O acervo desta instituição museológica, constituído por património cultural móvel, é resultado de aquisição a particulares, de doações e de trabalhos de campo. É oriundo dos diversos lugares da Freguesia de Arrabal, concelho de Leiria.
Pode saber mais sobre este museu em http://museu.rffreixial.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário