sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Rua Leonel da Rosa da Silveira, Lagoa

A Câmara Municipal de Lagoa homenageou Leonel da Rosa da Silveira, antigo autarca lagoense, com a atribuição da toponímia "Rua Prof. Leonel da Rosa da Silveira" à antiga Travessa do Espírito Santo, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário.
Numa cerimónia integrada nas celebrações dos 488 anos de elevação da Lagoa a Vila e Sede do Concelho, a atribuição desta toponímia pretendeu ser uma homenagem a Leonel da Rosa da Silveira, individualidade do Concelho de Lagoa de reconhecido mérito, quer a nível profissional, político e social e que residiu nesta mesma rua durante duas décadas.
Segundo João Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Leonel da Rosa da Silveira sempre foi um modelo de dedicação à vida pública e à sua comunidade, de reconhecido mérito, que se distinguiu a vários níveis.
Para o autarca lagoense, Leonel da Rosa da Silveira caracteriza-se como sendo uma pessoa dinâmica cujos projectos em que participou ao longo de toda a sua vida, quer política, quer social, "deixaram uma marca clara da sua visão estratégica para a Lagoa e que demonstraram a sua enorme vontade de trabalho pelo bem-estar da população lagoense".
O edil lagoense manifestou ainda o seu agradecimento pela forma altruísta com que Leonel da Rosa da Silveira contribuiu para a afirmação do Poder Local. "Quem serve os cargos públicos deve ter o sentido do dever e dos valores de justiça, liberdade, fraternidade e solidariedade, mas deve igualmente ser reconhecido pelo contributo que deu na formação de uma Lagoa mais próspera e mais desenvolvida".
João Ponte disse ainda que são cidadãos como Leonel da Rosa da Silveira que demonstram que o rico património lagoense e o crescimento do Concelho de Lagoa se deu não só pelo surgimento de novas infra-estruturas, ou de equipamentos, mas também pelo contributo de pessoas que são parte integrante do património humano lagoense.
"A dignidade que hoje damos a esta nova via, atribuindo-lhe o nome deste grande lagoense, é assim um acto de inteira justiça que muito honra o Município de Lagoa", concluiu.
Leonel da Rosa da Silveira nasceu a 3 de Janeiro de 1944. Professor do ensino básico de profissão, foi durante mais de 20 anos Delegado Escolar do Concelho. Foi Presidente da Câmara Municipal de Lagoa de 24/09/1977 até 31/12/1979, tendo também sido membro das Assembleias Municipais de Lagoa de 1983-1985; 1994-1997; 1998-2001; 2002-2005; 2006-2009, cargo que ocupa actualmente na Assembleia Municipal para o mandato de 2009-2013. Foi um dos Irmãos fundadores da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa - Açores, pertencendo actualmente à Mesa Administrativa daquela Irmandade.
Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Lagoa é a ele que se fica a dever a criação da Freguesia do Cabouco, a aquisição do terreno destinado à construção da actual Escola Básica 2,3 Padre João José do Amaral, cujos trabalhos tiveram inicio no seu mandato, a elaboração do projecto de abastecimento de água ao Cabouco, Remédios e Ribeira Chã, a construção do edifício P3 da Escola João Ferreira da Silva, em Água de Pau, o início do saneamento básico da Vila de Lagoa, a aquisição do terreno onde se localiza actualmente a Esquadra da PSP, o alargamento da Rua do Espírito Santo, na freguesia do Rosário, o Loteamento da Av. António Medeiros e Almeida, na freguesia do Rosário, entre muitas outras obras e projectos de grande interesse para o Município.
Leonel da Rosa da Silveira é também o autarca que determinou o dia 11 de Abril, como dia do Feriado Municipal e foi com ele que tiveram lugar as primeiras comemorações dessa data. Também foi o autarca responsável pela geminação entre a Lagoa e Fall River, nos Estados Unidos da América.
Foi membro da Comissão Instaladora
da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, passando mais tarde a integrar a comissão restrita e actualmente pertence à Comissão alargada dessa mesma entidade.
Também é membro da Liga dos Combatentes a nível nacional e é a Leonel da Rosa da Silveira que se fica a dever a atribuição da toponímia "Rua dos Combatentes" à rua onde fica a Campo Municipal João Gualberto Arruda.
Recorde-se que para além da atribuição desta nova toponímia, a Câmara Municipal de Lagoa irá ainda atribuir uma Medalha de Mérito Municipal Cívico a Leonel da Rosa da Silveira em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento do Concelho, numa cerimónia que irá decorrer amanhã, dia 11 de Abril, no Cine-Teatro Lagoense Francisco D'Amaral Almeida, a partir das 20h30, integrado na Sessão Solene alusiva ao 488º aniversário de elevação a Vila e Sede do Concelho, onde serão ainda homenageados com esta medalha Silvério Damião Raposo Leite, Carlos Manuel de Sousa Melo, Eduardo da Ponte Bento Sousa, Jorge Alberto Carvalho França e Manuel Sousa Matos, enquanto Victor Hugo Lecoq de Lacerda Forjaz e António Manuel Frias Martins irão receber a Medalha de Mérito Científico, Maria de Deus de Medeiros Frazão receberá a Medalha de Mérito Social e Alfredo Furtado receberá a Medalha de Mérito Empresarial.
Após a cerimónia de homenagens, actuará o grupo musical "4 Oitavas", acompanhadas no piano por Teresa Gentil e no violino por Lídia Medeiros e que encerrarão esta Sessão Solene.
Município de Lagoa

Sem comentários:

Enviar um comentário