sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nasceu uma Associação em nome dos Açores e Leiria


Com o objectivo de promover o estudo dos Concelhos do Arquipélago dos Açores e da região de Leiria, não esquecendo os restantes concelhos do País onde Açorianos e Leirienses marcaram presença, nas várias vertentes, nasceu em Leiria a Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria (AICA/L).
Esta Associação, que agora apresenta o primeiro número do seu Boletim Informativo, está a constituir uma Biblioteca que, actualmente, possui milhares de livros e documentos entre Jornais, Revistas e outro tipo de documentação.
Das várias iniciativas, que passam pela publicação de alguns cadernos, livros, pesquisa histórica e exposições, a Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria está a documentar a sua Biblioteca com a mais variada informação sobre as freguesias e autores dos Concelhos de Portugal.
Esta Associação, sem fins lucrativos, nasceu em Agosto de 2008, tendo já editado três cadernos na sua colecção “Pessoas e Lugares”: “Roberto Ivens para além dos Açores”; “Brasão do Visconde do Amparo” e “Ernesto do Canto e o Arquivo dos Açores”.
Os próximos cadernos a serem publicados, já no prelo, são sobre os seguintes temas: Brasão de Algarvia (Nordeste – Açores); Antero de Quental e o Mosteiro da Batalha; Antero de Quental (4 cadernos sobre vida e obra); Rosto de Cão em São Roque; Teófilo de Braga; Fajã de Baixo; Manuel de Arriaga; João Belo; Armando Côrtes-Rodrigues; Afonso Lopes Vieira e o amigo Vitorino Nemésio; Figuras Lusófonas de Janeiro; Figuras Leirienses; Figuras Açorianas; Uma fonte de Korrodi (filho); entre muitos outros...
A AICA/L, actualmente, está, também, a promover uma colecção de livros de fotografia intitulada “Cantos, Recantos e Encantos”, sobre vários Concelhos. O primeiro volume será sobre a cidade de Leiria, a editar nos próximos dias, sendo o 2.º volume dedicado ao Nordeste (São Miguel - Açores) e o 3.º, à Vila da Batalha.
Esta Associação irá, também, promover exposições de fotografia. No Arquipélago dos Açores serão expostas fotografias dos concelhos do Continente e as fotografias dos concelhos Açorianos serão expostas no Continente.
Em paralelo com todas estas iniciativas, estão a ser feitos contactos junto da Comunidade Portuguesa espalhada por todo o Mundo, onde se pretende promover todos os concelhos que façam parte da colecção “Cantos, Recantos e Encantos”.
Adélio Amaro, Presidente

Sem comentários:

Enviar um comentário