sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Manuel Bulcão apresenta livro na casa dos Açores do Norte

Manuela Bulcão, oriunda da cidade da Horta, ilha do Faial, a residir, actualmente no Porto, deu a conhecer, recente, o seu primeiro livro – “A Filha de Ninguém” – com o prefácio do leiriense Adélio Amaro, presidente da Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Casa dos Açores do Norte (Porto) e contou com a presença de imensos açorianos que encheram o referido Salão.
O livro de Manuela Bulcão, editado pela Folheto Edições, foi apresentado por José Rebelo, presidente da Assembleia da Casa dos Açores do Norte e contou ainda, na mesa de honra, com a presença de Ponciano Oliveira, presidente da Casa dos Açores do
Norte e também de Adélio Amaro.
José Rebelo salientou o facto deste livro retractar uma época pouco fácil pela qual a população passou, não só nos Açores, como em Portugal Continental. Sublinhou, ainda, o facto de uma açoriana, residente no Porto, nunca ter esquecido as suas raízes e ter vincado perante a sociedade a sua força de viver.
“A Filha de Ninguém” é um livro que retracta a história da vida de uma mulher oriunda de uma família humilde, que durante o seu crescimento como mulher foi sofrendo com as amarguras da vida.
Adélio Amaro, no prefácio, escreve que “A Filha de Ninguém” é a voz que nunca se calou e nunca tremeu. Lutou e conquistou um espaço, conquistou o direito de viver, o direito de amar e de ser amada. Amor que os seus rebentos lhe transmitem. Porque, por mais pequena que seja a Flor existirá, sempre, a Primavera escondida em qualquer sombra da esperança. Quem ler estas páginas terá de conquistar a certeza de que a filha de ninguém é real ou apenas ficção. A filha de ninguém poderá ter nascido embrulhada em dor mas, conseguiu demonstrar ao Mundo que é Mãe de alguém...”.
Manuela Bulcão, natural da Hor-
ta, como já foi referido, tirou o curso de Óptica e Contactologia, bem como diversas especializações dentro da mesma área, tendo exercido essa actividade até 2008.
Desde cedo demonstrou grande afectividade pela escrita, com destaque para a poesia.
Manuela Bulcão considera-se sonhadora incurável, dizendo que o céu é o seu limite. Também se considera romântica e uma eterna apaixonada pela vida e pelos que a rodeiam. Segundo palavras da autora “nasci para amar tendo como arma a minha escrita”.
“A Filha de Ninguém” é o primeiro livro de Manuela Bulcão e actualmente encontra-se a compilar um livro de poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário