quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Alunos de Leiria nas ilhas de São Miguel e Santa Maria

A escola EBI de Colmeias participou, pela segunda vez, numa Expedição Cientifica Internacional organizada pelo Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, desta vez à ilha de Santa Maria, do arquipélago dos Açores, e em trabalhos laboratoriais no mesmo Departamento do ensino superior desta Universidade, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Sete alunos do oitavo ano de escolaridade foram acompanhados pela docente de Francês Graça Morgado – coordenadora das Secções Europeias Francófonas nesta escola – e pela docente de Ciências Naturais M. Fátima Lopes – coordenadora da primeira e da segunda edição do Projecto Multidisciplinar no Ensino das Ciências Naturais em Contexto Não Formal, ambos nos Açores.
Partiram para a ilha de Santa Maria, onde durante cinco noites/dias ficaram instalados em tendas de campismo cedidas pela Protecção Civil, no parque de campismo da Praia Formosa. Nos dias em que estiveram em Santa Maria, participaram em diversas actividades de carácter científico, onde aprenderam diferentes metodologias do trabalho de campo e de laboratório em campo em áreas da Biologia, mas também da Geologia, assim como a necessidade da preservação das áreas naturais, tanto por motivos científicos, como pedagógicos. Assistiram a dez conferências científicas dadas pelos cientistas presentes na XIV Expedição Científica do Departamento de Biologia, com os quais trabalhavam durante o dia, e onde eram apresentados os trabalhos de investigação que estes estavam a desenvolver e, ainda, apresentaram a comunicação elaborada pelos próprios sobre o trabalho desenvolvido durante esta Expedição.
A multidisciplinaridade prevista pelo projecto concretizou-se na oportunidade de trabalhar em diferentes áreas do saber científico, mas também pela oportunidade que houve em contactar/ falar/ escutar conferências/ com cientistas em inglês e na língua francesa, sobretudo sob a supervisão da docente de Francês acompanhante do grupo.
Depois, partiram para a ilha de São Miguel, onde ficaram instalados numa camarata do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, gentilmente cedida pelos mesmos. Nesta ilha visitaram as instalações do pólo universitário de Ponta Delgada, onde no Departamento de Biologia participaram em práticas laboratoriais sofisticadas, como a extracção de ADN, como o isolamento de bactérias, a observação de ultra-estruturas celulares ao microscópio electrónico, sob orientação de docentes universitários, assistiram às provas públicas de defesa da tese de Mestrado de um investigador-bolseiro do Departamento. Visitaram o Centro de Vulcanologia e Sismologia da Universidade e ainda tiveram a oportunidade de visitar paisagens naturais da ilha, com interesse geológico, como crateras e caldeiras vulcânicas, manifestações de vulcanismo secundário, a estação geotérmica que produz a electricidade para as ilhas, tendo oportunidade de também consolidar assim muitos dos conteúdos já abordados na disciplina de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade, para além de todos os outros que fazem parte do currículo do 8.º ano do ensino básico.
Alguns dias mais tarde, sete alunos do oitavo ano de escolaridade acompanhados por duas docentes da Escola Básica Integrada de Colmeias concluíram a segunda edição do Projecto Multidisciplinar no Ensino das Ciências Naturais em Contexto Não Formal, no arquipélago dos Açores, mais ricos cientifica, social e humanamente. Por intermédio deste projecto didáctico-pedagógico inovador no ensino-aprendizagem das ciências naturais, e também da língua estrangeira, ilustraram-se e consolidaram-se conteúdos de uma forma absolutamente lúdica, motivante e envolvente. Foram explorados horizontes, foram vocações despertadas, foram desenhados e coloridos momentos que nunca mais serão esquecidos. O ensino-aprendizagem ficou mais rico. Os que participaram também.
Os nossos agradecimentos ao Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, na pessoa do seu Director, o Professor Doutor João Tavares; ao Meritíssimo Reitor desta Universidade; a todos os docentes-investigadores com quem tivemos a oportunidade de aprender; aos motoristas da Universidade que nos transportaram quando dos trabalhos científicos e nos mostraram os lugares mais belos e turísticos das ilhas visitadas; à Associação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, na pessoa do Professor Doutor Vasco Garcia (Reitor aposentado da Universidade dos Açores), por todo o acolhimento que nos dispensaram.
Também agradecemos aos nossos patrocinadores a Caixa de Crédito Agrícola de Colmeias; a Farmácia de Colmeias; a Farmácia da Memória; a empresa de transportes Transmemória; o Café e restaurante Tipcool, em Colmeias; a Auto-Garagem de Coimbra (concessionário Ford em Coimbra); ao Exploratório Infante D.Henrique – Centro de Ciência Viva de Coimbra, que permitiram que o projecto pudesse ser concretizado com menos custos para os pais dos alunos e para as duas docentes nele envolvidos.
Agradecemos ainda ao Laboratório de Ciências Experimentais da Escola BI de Colmeias nas pessoas dos docentes dos subdepartamentos de Ciências Físico-Naturais, que colaboraram na dinamização de actividades que permitiram angariar algum dinheiro para subsidiar este projecto do Plano Anual de Actividades; a todos os docentes, funcionários administrativos, funcionários auxiliares de acção educativa, ao Conselho Pedagógico, ao Conselho Executivo, por toda a colaboração prestada nas mais diversas solicitações.
Por último agradecemos aos encarregados de educação que acreditaram e apoiaram das formas mais diversas esta iniciativa desde o primeiro momento em que dela lhes foi dado conhecimento.
Fizeram parte deste projecto os alunos e as docentes: Ana Carina Abreu; Beatriz Rodrigues; Bruno Góis; Inês Henriques; João Saraiva; Maria Alexandra Nogueira; Sara Sousa; Graça Morgado e Maria de Fátima Lopes.
Maria de Fátima Rosa Lopes
Docente de Ciências Naturais e Coordenadora do Projecto

Sem comentários:

Enviar um comentário