segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

As Artes na Educação



A Galeria da Casa do Pelourinho em Óbidos o lançamento do livro As Artes na Educação. Contextos de aprendizagem promotores de criatividade, de Miguel Oliveira e Sandrina Milhano.
O livro foi publicado pela Editora Folheto Edições e Design e pelo Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) e contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS), Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE), Revista Animação e Educação (RAE) e Município de Óbidos.
A apresentação do livro foi feita pelo ilustre Professor Doutor João Soeiro de Carvalho, comissário da Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA) e Professor Associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que no prefácio do livro afirma que “as lições da modernidade, e muito em particular as transformações económicas, parecem dizer-nos que no desenvolvimento da criatividade reside a grande valia dos sistemas educativos. Os autores dos textos que se seguem afirmam a convicção de que um contexto de aprendizagem enriquecido pela arte é promotor da criatividade. Os seus postulados, portanto, bem como os resultados da sua experimentação constituem um desafio e uma janela de oportunidade para as escolas: para que sintam a arte, e se deixem tocar por ela”.
No lançamento estiveram presentes na mesa o editor Adélio Amaro, a professora Adalgisa Brito em representação do CIID, que proferiu um discurso emocionado acerca do percurso dos dois autores de quem é amiga e colega no IPL. Joana Carvalho, presidente da ANAE realçou o papel de Miguel Oliveira como “grande pilar” desta associação explorando o trabalho que se tem desenvolvido e que a ANAE pretende continuar a desenvolver no âmbito das artes associadas a uma educação cada vez melhor. Humberto Marques, vice-presidente do Município de Óbidos foi o anfitrião deste lançamento mostrando a importância que o trabalho em torno da criatividade tem tido no município e garantindo que Óbidos tem como grande prioridade a educação continuando a apostar em projectos deste género.
O lançamento deste livro aconteceu integrado num Encontro Internacional da ANAE em parceria com a APECV também com o tema “As Artes na Educação” que trouxe a Óbidos cerca de duzentos investigadores, professores, educadores e artistas de todo o país. Estiveram também presentes conferencistas e do Brasil, Estados Unidos da América, Hong Kong, Espanha entre outros países da Europa e do Mundo.
É um livro que se destina em particular a educadores, professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, professores das áreas curriculares das expressões artísticas e aos futuros educadores e professores - estudantes das licenciaturas em Educação Básica e estudantes dos 2º ciclos de estudos em Educação. Por outro lado, destina-se a todos os investigadores no contexto educacional interessados na reflexão sobre as artes na educação e no papel que as artes ocupam na vida das nossas crianças.
O livro proporciona através dos textos de cada autor recursos que possivelmente poderão “contribuir para que a educação artística se torne num lugar privilegiado para a aprendizagem, desenvolvimento e contacto sistematizado com as artes e suas linguagens”. São apresentados textos com enfoque na contemporaneidade, em novos modos de entendimento das artes, na pós-modernidade, no papel das artes na construção da identidade, nas questões associadas à literacia em artes, na avaliação e processos criativos das crianças, na relação arte – cultura – educação e nas artes enquanto contextos promotores de criatividade.
Os autores defendem que “as artes enquanto processos que articulam a razão, a emoção e a imaginação, favorecem a criação, o experimentalismo, a interacção colectiva, a resolução de problemas, o desenvolvimento do pensamento crítico, a expressão, o conhecimento, a exigência, a persistência, o exercício da cidadania, a cultura”. Nos artigos que compõem a obra podem explorar-se vários exemplos que ilustram esta dinâmica e também o pensamento dos organizadores desta obra.
Miguel Oliveira e Sandrina Milhano ofereceram um exemplar autografado ao Sr. Presidente da República Cavaco Silva, à Ministra da Educação Isabel Alçada, à Ministra da Cultura Gabriela Canavilhas e aos autarcas responsáveis pela educação em Óbidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário