segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

João Pereira da Silva Dias

João Pereira da Silva Dias nasceu na freguesia de Marrazes a 17 de Março de 1894. Filho de João Pereira Dias e de Isabel da Conceição Dias, ele natural de Marrazes e ela de Alcaria, concelho de Porto de Mós. Silva Dias era neto paterno de Manuel Pereira e de Maria das Dores e materno de Bento da Silva e de Maria Esperança.
Após a conclusão dos estudos secundários no liceu da cidade de Leiria matriculou-se, em 1911, em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra, onde se bacharelou em 1915 e mais tarde se doutorou. Em 1921 ascendeu ao lugar de professor catedrático regendo as cadeiras de Matemáticas Gerais, Geometria Descritiva e Estereotomia, Geometria Projectiva, Geometria Superior e Física Matemática. Estas suas funções de professor universitário foram acumuladas com as aulas que deu de Metedologia das Ciências Matemáticas na Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra, entre 1926 e 1930.
Exerceu os cargos de Director Geral do Ensino Superior e Belas-Artes entre 1933 e 1939, foi Secretário-Geral do Ministério da Educação Nacional, entre 1933 e 1939, e desempenhou as funções de Comissário do Governo junto dos Teatros de S. Carlos e de D. Maria II, entre 1936 e 1942.
Silva Dias pertenceu aos Conselhos de Arte e Arqueologia da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta Nacional de Educação, tendo, ainda, feito parte de diversas comissões de estudo onde se destaca a da organização geral do ensino em Portugal nos diferentes graus, no ano de 1933.
Durante cinco anos (1954-1959) foi Director da Faculdade de Ciências de Coimbra e criou o Arquivo do Teatro Nacional de S. Carlos assim como a ampliação e organização do Arquivo do Teatro D. Maria II.
João Pereira da Silva Dias era sócio da Academia Nacional de Belas-Artes, do Instituto de Coimbra, do Instituto Histórico-Geográfico de S. Paulo (Brasil), da Academia das Ciências e Artes de Lyon e da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Além da sua actividade de professor e de homem com forte desempenho na área cultural, Silvas Dias fez várias visitas culturais a países do Continente Europeu assim como ao Extremo Oriente, África e Brasil.
Este ilustre leiriense colaborou com várias revistas onde se destacam “Arquivo Pedagógico”, “Revista da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra”, “Museu” e “Estudos Italianos em Portugal”.
Silva Dias recebeu a Comenda da Ordem da Instituição Pública e deixou a sua biblioteca ao Arquivo Distrital de Leiria, ao Arquivo do Teatro de S. Carlos e à Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
Entre diversos trabalhos, escreveu: “Involuções do Grupo Cremoniano das Matemáticas”, “Valor Pedagógico da História das Matemáticas”, “Cenários do Teatro de S. Carlos”, “Iconografia Broteriana”, “Correlação de assuntos no ensino da Matemáticas”, “Leiria vista por Desenhadores dos séculos passados” (comunicação publicada no livro do 1.º Congresso das Actividades do Distrito de Leiria).
João Pereira da Silva Dias faleceu no Porto a 13 de Setembro de 1960.
Adélio Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário